Durante muito tempo o exercício da profissão de dentista em Portugal foi um grande tabu para milhares de profissionais imigrantes que tinham o sonho de exercer o seu ofício em terras lusitanas.

Dentre outros fatores e substancialmente a incompatibilidade curricular era um elemento preponderante e que mais impedia os profissionais de terem os seus diplomas reconhecidos em Portugal. É que a Medicina Dentária, como é conhecida em Portugal, era tida como uma área de especialização dentro do campo das Ciências Médicas, diferentemente de como ocorre no Brasil, em que há uma graduação autônoma e específica – Odontologia.

Com a chegada de mais e mais brasileiros à Portugal o cenário passou a mudar e hoje é plenamente possível que um dentista brasileiro exerça a sua profissão em Portugal, após a revalidação ou reconhecimento do diploma no país.

Neste processo de reconhecimento ou revalidação do diploma, temos basicamente dois caminhos possíveis de serem trilhados para se chegar com sucesso ao resultado pretendido – Obter o título de Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

O primeiro caminho é pelo Reconhecimento Específico – Neste cenário, primeiramente, o candidato submeterá a uma universidade pública portuguesa os documentos relativos a sua graduação no exterior para validação. Depois será necessário realizar uma avaliação, e por fim, deverá o candidato defender uma tese (monografia feita no Brasil) ou então elaborar uma outra, caso não tenha tido a disciplina de TCC na graduação.

O prazo é de 6 (seis) meses para a submissão um artigo ou dissertação. Obtendo aprovação nestas etapas o diploma de dentista é reconhecido em Portugal, o que habilita o profissional a se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas portugueses (OMD).

O segundo caminho possível (e muito utilizado) é pelo processo de Equivalência – Neste caso o candidato submeterá os seus documentos a uma das 7 (sete) universidade portuguesas que ministram o curso de medicina dentária (públicas ou privadas) com o intuito de serem abatidas as disciplinas cursadas no Brasil e complementando as disciplinas necessárias em Portugal. Neste cenário o candidato obterá em Portugal uma nova graduação com o título de Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

Tanto no primeiro quanto no segundo caso o resultado positivo habilitará o candidato a se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas e exercer a sua profissão em Portugal.

A grande complexidade nestes processos está justamente no fato das universidades trazerem editais complexos, sendo cada um com exigências, prazos de candidaturas bem distintos e particularidades na documentação a serem apresentadas .

É justamente por este motivo que muitos candidatos têm seus processos indeferidos em Portugal. A falta de documentação ou a entrega em inconformidade são fatores eliminatórios em todos os processos.

Nosso escritório atua com foco nestes processos suprimindo o maior gargalo dos candidatos – Os procedimentos burocráticos.

Situados em Lisboa, atuamos com enfoque nos processos de reconhecimento específico e equivalência de diploma brasileiro em Portugal, sempre em sintonia com a necessidade real dos clientes, pois entendemos que em processos tão complexos a satisfação do cliente ao longo desta trajetória é fundamental para obtermos um final feliz.

Contacte-nos para mais informações. Teremos prazer em lhes atender e apresentar um pouco do nosso trabalho e como poderemos promover o seu acesso ao exercício profissional na Terra de Camões.

Email: contato@marcusdamascenoadvocacia.com
WhatsApp: +(351) 964 103 031
Instagram: @marcusdamasceno_advogado
Site: www.marcusdamascenoadvocacia.com