O Café A Brasileira se tornou uma tradição no bairro de Chiado, em Lisboa. O estabelecimento pioneiro no segmento foi inaugurado em 1905 por Adriano Telles, um jovem português que veio para o Brasil e se especializou nos negócios de café. Teles retornou ao país de origem e passou a importar o legítimo café de Minas Gerais, que no começo era visto com maus olhos em Lisboa.
Foi no A Brasileira de Lisboa que surgiu o termo “bica”, usado até hoje pelos lisboetas para se referir a um cafezinho. Dizem por aí que bica seria a abreviação para “Beba Isto Com Açúcar”, algo inovador naquela época em Lisboa e um incentivo para tornar a bebida mais agradável para o paladar de alguns clientes.
Era no Café A Brasileira que Fernando Pessoa tomava uma bica acompanhada de um queque quentinho (um muffin tradicional do país).
A presença de Fernando Pessoa é o que mais atrai os turistas ao local, tanto que existe uma estátua imortalizada do poeta português sentado em uma mesinha da calçada em frente ao café — ponto oficial para muitas fotos desde 1980, quando foi inaugurada.
Dr. Marcus Damasceno
Advogado em Portugal