Se você se graduou como médico no Brasil e pretende fazer uma especialização ou mesmo trabalhar no exterior, é provável que já tenha pesquisado por aí sobre como validar o diploma de medicina em Portugal.
O primeiro passo para a validação de diploma em Portugal é entrar em contato com uma universidade portuguesa, o que você pode fazer diretamente ou contar com uma assessoria.
De um modo geral, as universidades possuem procedimentos próprios para a validação de diploma de medicina em Portugal, o que faz com que cada uma delas possua sua própria lista de documentos.
Após passar pela 1ª etapa do processo de validação de diploma, que é a aprovação dos documentos, você deverá realizar uma prova prática e uma prova teórica.
Aprovado nelas, você irá para a última etapa validar seu diploma de medicina em Portugal, que é a defesa do seu trabalho (ou “prova oral”).
Se você conseguir a nota mínima de 10, lembrando que em Portugal a nota máxima é 20, então terá sido aprovado no processo.
Assim, a universidade portuguesa em questão irá realizar a emissão do documento que irá comprovar que foi feita a equivalência do seu diploma médico do Brasil com um português.
É preciso dizer que a validação de diploma de medicina em Portugal, realizada como foi dito, serve apenas para a finalidade acadêmica. Isso significa que para poder atuar de forma real, você precisará inscrever-se na Ordem dos Médicos de Portugal (uma espécie de Conselho Federal de Medicina no Brasil).
Para isso, é preciso realizar a comprovação de que você possui pelo menos 3 anos de experiência de atividade médica, para só assim poder pedir a autonomia de trabalho na função de médico geral em terras portuguesas.
Ainda tem alguma dúvida? Precisa de Ajuda?
Vamos conversar através do e-mail: contato@marcusdamascenoadvocacia.com e whatsapp (+351) 964 103 031.
Dr. Marcus Damasceno
Advogado em Portugal