Você já deu entrada no processo de nacionalidade portuguesa e está aguardando ficar pronto?
O processo de cidadania portuguesa pode ser mais demorado que o pedido de visto, pois tem mais detalhes, além de ser mais burocrático. Mas com o processo em andamento, será que é possível aguardar o deferimento em terras portuguesas?
É possível morar em Portugal mesmo com a nacionalidade brasileira. Para isso, você vai precisar de um visto para Portugal. Existem diversas categorias de visto, basta identificar qual é o mais indicado para o seu caso, reunir a documentação e solicitar o seu. Todos que estão em processo de mudança, devem primeiramente solicitar o visto de residência ainda no Brasil. É o visto que vai permitir sua entrada e moradia em Portugal de maneira legal. Já a Autorização de Residência deve ser solicitada posterior à chegada em Portugal e vai permitir que você permaneça vivendo legalmente no país. Em outras palavras, basicamente você realiza uma troca de documento: do visto de residência para a autorização de residência.
O processo de nacionalidade portuguesa pode ser feito tanto no Brasil, via Consulado de Portugal, quanto em Portugal através de uma Conservatória. Portanto, não é preciso estar no Brasil para solicitar a nacionalidade portuguesa. A decisão fica a seu critério, conforme o que for melhor para a sua situação. Entretanto, é bom esclarecer que a grande vantagem de protocolar os pedidos de nacionalidade diretamente em Portugal é o ganho de tempo. Se essa for uma possibilidade para você, vale a pena.
Entre em contato pelo contato@marcusdamascenoadvocacia.com ou whatsapp (+351) 964 103 031.
Dr. Marcus Damasceno
Advogado em Portugal